quarta-feira, 28 de abril de 2010

Paisagens Urbanas: "Espasmos Urbanos"




Pensando no meu projeto de Paisagens Urbanas tentando juntar o útil ao agradável, imaginei com os meus alunos de teatro o tema: "Espasmos Urbanos" unindo Artes Visuais e Teatro.


Partindo da necessidade de pesquisar e refletir sobre as condições alucinantes a que se submete o homem urbano, os efeitos e deformações no corpo emocional e visível, bem como a vingança deste corpo contra seus algozes, ou seja, no próprio homem e seu corpo distorcido, surge a idéia de Espasmos urbanos, fazendo do teatro uma forma de modificar a paisagem urbana delegando esses indícios.
A partir das aulas teatrais de “máscara neutra” (uma máscara sem expressão particular, sem personagem típico que apóia-se no silêncio)os alunos criarão personagens anônimos, que expõe ao público que passa, características da população urbana, configurando uma cena numa paisagem urbana, evocando a vida nas grandes metrópoles, criando cenas que revelam o absurdo de uma vida centrada no movimento da cidade.

Desenvolvimento:

1- Apresentação do projeto e breve explanação sobre a técnica teatral de “Máscara Neutra” criada por Jacques Lecoq. Enfocar que a máscara neutra abandona o banal, torna visível, ela não esconde, mas revela.
2- Aulas práticas com o primeiro contato do ator com a máscara neutra, através de exercícios simples, individuais, em grupos, propondo o não movimentar o rosto por trás da máscara, buscando expandir suas emoções e sensações para o resto do corpo.
3- Exercícios teatrais trabalhando espasmos corporais com a máscara neutra como situações de acordar pela primeira vez, andar pela primeira vez, fome, frio, etc...
4- Em grupos os alunos selecionarão uma paisagem urbana para criar uma cena de espasmo com suas máscaras neutras, onde devem mostrar personagens característicos de uma sociedade em conflito, marcada pelo medo e pela solidão, mas que, ao mesmo tempo, têm necessidade de se comunicar (através apenas do corpo e não da voz.
5- Os grupos com seu figurino preto e com suas máscaras neutras irão para as devidas paisagens urbanas onde deverão fazer a cena dos seus espasmos.
6- Registro das cenas com a máquina digital para que todos possam observar-se e discutir se o objetivo inicial foi atingido.
Sugestões de lugares feitos pelos grupos:
Grupo 1 – (Isadora, Matheus, João e Daciane) – estação rodoviária da cidade
Grupo 2 – (Mirella, Leonardo, Paula e Regina) – frente da Igreja São Pedro
Grupo 3 – (Alessan, Cláudia, Francielle e Tiago) – rua coberta (um dos lugares mais movimentados e elitizado da cidade)
Avaliação
Será avaliada de forma prática, participativa levando em conta a entrega, exploração da máscara, questionamentos levantados e práticos, também a interação coletiva com o público e suas reações.
Duração
O projeto terá a duração de quatro semanas, sendo executado de forma integrada com os conteúdos e aulas dadas neste período. O projeto ainda está em andamento com a minha turma de teatro adulto de Gramado. Estamos na segunda semana, trabalhando cenas e “espasmos” para as paisagens urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário